Uma refeição bem feita e bem temperadinha é tudo de bom, não é mesmo? Ervas, sementes, óleos, assim como condimentos proporcionam diferentes combinações de sabores e aromas, deixando o alimento mais atraente e apetitoso.
Mas na hora do preparo, você já parou para pensar se o ingrediente que você está usando é uma especiaria, tempero ou condimento? Continue lendo para descobrir!
Condimentos e temperos são a mesma coisa?
Quase. Basicamente, tempero é o nome dado ao conjunto de condimentos e especiarias que são acrescentados em um alimento, assim dando um sabor característico à receita. É por isso que costumamos dizer que algo está muito “temperado”.
Quais são os condimentos?
Os condimentos são ingredientes líquidos, in natura ou em pó, que proporcionam um sabor complementar ao prato. Assim, eles podem ser adicionados durante o preparo ou depois da receita finalizada. Conheça alguns:
- Sal
- Ervas (talos e folhas, como louro, cebolinha ou salsa)
- Alho
- Pimentas
- Ketchup
- Mostarda
- Azeite de oliva
- Vinagre de maçã
- Molho de soja
- Maionese
- Molhos para salada
Dentro desse grupo, existem os condimentos naturais e os condimentos industrializados. Sendo assim, sal, ervas, sementes, grãos e pimentas são considerados naturais; já molhos ou temperos prontos, como barbecue ou molho de mostarda, são condimentos industrializados.
Qual a diferença entre condimentos e especiarias?
Enquanto os condimentos estão presentes nas maiorias da receitas, as especiarias costumam acrescentar um sabor especial ao prato. Isso acontece porque esses itens são ricos em óleos essenciais e, por isso, têm um sabor mais intenso. É o caso de sementes como gergelim ou girassol, brotos, cascas de frutas, flores comestíveis e raízes. Condimentos mais aromáticos, como canela, páprica e alecrim, também são considerados especiarias.
Pratos “típicos”, como os da culinária asiática ou nordestina, geralmente são ricos em especiarias. Aliás, justamente pelo sabor acentuado, paladares menos acostumados podem estranhar essas receitas.